Introdução
A aplicação de cálcio, na cultura da maçã, em pulverização foliar, é muito importante para a firmeza do fruto, fator de grande relevância no manuseamento, conservação e comercialização da maçã, e também para a redução da taxa respiratória e redução da produção de etileno.
Assim, aplicações deste elemento, ao longo do ciclo da cultura, promovem o atraso da maturação e da senescência, prolongando o período de vida útil e o tempo de prateleira.
O défice de cálcio nos frutos conduz a importantes desordens fisiológicas, que manifestam frequentemente os sintomas durante a sua conservação. Desta forma, a aplicação de cálcio, em pulverização foliar, também tem influência na ocorrência de bitter pit, que é uma alteração no mesocarpo ou polpa dos frutos, ocorrendo a formação de pontos necróticos.
FoliaStim® Calcium SC
O FoliaStim® Calcium SC é uma suspensão pura e altamente concentrada, formulada com 15% p/p de algas (Ascophylum nodosum) e cálcio na forma de óxido de cálcio (CaO) com 28% p/p (42% p/v)
Este produto é uma inovação no mundo das soluções foliares de cálcio, uma vez que é o primeiro produto no mercado que combina algas bioativas concentradas e cálcio em níveis tão elevados.
O FoliaStim® Calcium SC fornece o cálcio necessário no momento do vingamento dos frutos e durante as fases de crescimento dos frutos, pois é formulado sem azoto, cloretos e sulfatos. Desta forma, o produto apresenta as seguintes propriedades:
- Aumenta a firmeza e a conservação dos frutos;
- Ajuda a combater distúrbios fisiológicos relacionados com a carência de cálcio;
- Aumenta a resistência da planta ao estresse abiótico;
- Aumenta a eficiência no uso do cálcio;
- Possui um efeito sinérgico entre algas e nutrientes.
Ensaios
Um ensaio científico realizado em 2018, na cultura da maçã, na cultivar Fuji, com oito aplicações foliares do produto FoliaStim® Calcium SC ao longo do ciclo da cultura, com uma dose de aplicação de 3 L/ha, comparativamente à aplicação de cloreto de cálcio (CaCl2). Foram avaliados os parâmetros de firmeza dos frutos (kg/cm2) e a produção por árvore (kg).
Figura 1. Resultados do ensaio relativamente ao parâmetro Firmeza dos frutos (kg/cm2).
Figura 2. Resultado do ensaio relativamente ao parâmetro de produção por árvore(kg).
Tabela 1. Resumo dos resultados do ensaio com os parâmeros firmeza (kg/cm2) dos frutos e rendimento(ton/ha).
A aplicação de FoliaStim® Calcium SC aumentou a firmeza dos frutos (aumento de 6%), bem como o rendimento (aumento de 17%), obtendo para os dois parâmetros uma diferença estatisticamente significativa em relação à aplicação de cloreto de cálcio (CaCl2).
Um outro ensaio foi realizado na cultura da maçã, na cultivar Golden Delicious Reinders, em Rimski Šančevi, na Servia. Foram feitas seis aplicações foliares do produto, para combater o bitter pit. Foram realizadas três modalidades no ensaio, uma parcela controlo, onde não houve qualquer aplicação, uma parcela onde se aplicou nitrato de cálcio (CaNO3) e, finalmente, uma parcela onde se aplicou FoliaStim® Calcium SC.
Figura 3. Amostra da parcela controlo (n.º de frutos com bitter pit).
Figura 4. Amostra da parcela com nitrato de cálcio (CaNO3) (n.º de frutos com bitter pit).
Figura 5. Amostra da parcela com Foliastim® Calcium SC (n.º de frutos com bitter pit).
Figura 6. Resultados por modalidade de tratamentos do ensaio (% de frutos com bitter pit).
Com a aplicação do produto FoliaStim® Calcium SC verificou-se uma redução do bitter pit com uma diferença estatisticamente significativa em relação à parcela controlo, tendo também a aplicação deste produto obtido melhores resultados do que a aplicação de nitrato de cálcio (CaNO3).
Conclusões
O FoliaStim® Calcium SC melhorou a firmeza dos frutos e o rendimento sem afetar as características organoléticas, diminuindo ainda significativamente a ocorrência de bitter pit. Este produto torna-se assim numa excelente e inovadora solução para o posicionamento face ao problema da firmeza e da conservação, na cultura da maçã.