Introdução
A aplicação de cálcio, no tomate de indústria, em pulverização foliar, é muito importante para manter uma boa estrutura e a qualidade do fruto, uma vez que a firmeza é um fator de grande relevância no manuseamento do tomate.
Assim, aplicações deste elemento, ao longo do ciclo da cultura, têm sido realizadas para reduzir a perda de firmeza e diminuir o processo de amadurecimento.
O défice de cálcio nos frutos conduz também a importantes desordens fisiológicas, a mais importante na cultura do tomate, é a podridão apical. Esta consiste numa mancha necrótica na zona apical do fruto, que inicialmente possui um aspeto oleoso e que posteriormente evolui para uma podridão negra colonizada por fungos saprófitos.
FoliaStim® Calcium SC
O FoliaStim® Calcium SC é uma suspensão pura e altamente concentrada, formulada com 15% p/p de algas (Ascophylum nodosum) e cálcio na forma de óxido de cálcio (CaO) com 28% p/p (42% p/v)
Este produto é uma inovação no mundo das soluções foliares de cálcio, uma vez que é o primeiro produto no mercado que combina algas bioativas concentradas e cálcio em níveis tão elevados.
O FoliaStim® Calcium SC fornece o cálcio necessário no momento do vingamento dos frutos e durante as fases de crescimento dos frutos, pois é formulado sem azoto, cloretos e sulfatos. Desta forma, o produto apresenta as seguintes propriedades:
- Aumenta a firmeza e a conservação dos frutos;
- Ajuda a combater distúrbios fisiológicos relacionados com a carência de cálcio;
- Aumenta a resistência da planta ao estresse abiótico;
- Aumenta a eficiência no uso do cálcio;
- Possui um efeito sinérgico entre algas e nutrientes.
Ensaios
Um ensaio científico foi realizado em Landlab, Vicenza, Itália, em tomate de indústria. Foram realizadas seis aplicações foliares do produto FoliaStim® Calcium SC a partir do BBCH 62 (2ª inflorescência: primeira flor aberta), com uma dose de aplicação de 2 L/ha. Para além da existência de uma parcela controlo (não tratada), foram também testadas as modalidades cloreto de cálcio (CaCl2), extrato de Ascophylum nodosum, carbonato de cálcio (CaCO3) e nitrato de cálcio (Ca(NO3)2 ).
No ensaio foram avaliados o número de frutos com podridão apical e a firmeza dos frutos (kg/cm2).
Com a aplicação do produto FoliaStim® Calcium SC verificou-se uma redução da podridão apical com uma diferença estatisticamente significativa em relação à aplicação de nitrato de cálcio (CaNO3). A aplicação deste produto obteve os melhores resultados na redução da ocorrência deste distúrbio fisiológico.
A aplicação de FoliaStim® Calcium SC aumentou a firmeza dos frutos, obtendo os melhores resultados para este parâmetro, comparativamente às restantes modalidades.
Conclusões
O FoliaStim® Calcium SC melhorou a firmeza dos frutos, diminuindo ainda significativamente a ocorrência de podridão apical. Desta forma, este produto torna-se numa inovadora e segura solução, no tomate de indústria, para a questão da podridão apical, bem como para o aumento da firmeza dos frutos.