O abacateiro é uma planta da espécie Persea americana Mill., nativa da América Central.
É uma cultura que tem tido um crescente interesse de consumo e consequente produção em toda a Europa com um peso significativo na Península Ibérica.
Em Portugal, a sua produção intensificou-se nas últimas décadas, centrando-se essencialmente no Algarve (existem actualmente cerca de 568 explorações que correspondem a 1815 ha) e na Madeira.
As variedades de abacate com mais expressão em Portugal são a Hass, Fuerte, Reed e Bacon.
A cultura do abacate não é atacada por muitos problemas fitossanitários, não obstante existem algumas pragas e doenças que podem ter efeitos significativos e, para o seu controlo, a Fitolivos apresenta algumas soluções.
Doenças fúngicas
As doenças mais significativas nesta cultura são a doença radicular associada ao encharcamento, que provoca a asfixia radicular, e a podridão radicular (Phytophthora cinamomi Rands e Rosellinia necatrix Berl.).
Nos últimos anos, para além destas doenças, têm sido identificadas doenças de lenho relacionadas a um complexo de fungos da família Botryosphaeriaceae.
Elisyum
O Elisyum é um produto líquido formulado com manganésio, ferro e zinco, concebido para corrigir as carências nutricionais destes três importantes microelementos. É um produto que tem uma ação sistémica.
Este é um produto biológico certificado pelo BCS de acordo com os regulamentos (EC) No. 889/2008 (EU), USDA/NOP-Final rule (USA) 205.203 (c)(3) e JAS No. 1605 (Japão), para utilização na agricultura biológica .
A sua aplicação, para além de ter um efeito direto, também favorece a recuperação e desenvolvimento da planta.
Lignomix
O Lignomix é uma mistura de extratos vegetais com nutrientes selecionados tais como cobre, zinco e manganês, que se encontram complexados com lignosulfonato de alumínio, o que lhe confere propriedades estimuladoras de fitoalexinas.
As fitoalexinas são compostos antimicrobianos que se acumulam nas zonas envolventes à infeção, sendo tóxicas para um largo espectro de fungos e bactérias patogénicas.
Sendo um produto complexado com lignosulfonato de alumínio, estimula as substâncias naturais de defesa, fitoalexinas e polifenóis, as quais entram na autodefesa da planta.
É um produto sistémico que tem efeito em doenças do sistema vascular das plantas e promove a síntese de lenhina e regeneração da madeira. Tem um efeito cicatrizante em feridas de poda ou de colheita.
O Lignomix é facilmente assimilável pelas folhas, ramos e raiz e possui uma forte sistemia ascendente e descendente na planta.
O efeito acumulativo que se obtêm pela realização de várias aplicações melhora consideravelmente o resultado de autodefesa por parte da planta, por parte dos metabolitos secundários.
Ácaros
O Ogonychus perseae Tuttle, Baker & Abbatiello é conhecido como ácaro-do-abacateiro e é um tetraniquídeo com importância na cultura do abacate.
Urtiqas
O Urtiqas é um produto elaborado à base de urtiga (Urtica dioica L.), planta arbustiva perene, cosmopolita da familia Urticaceae. Este produto encontra-se aprovado como Substância de Base de acordo com o Reg. 1107/2009.
Desta forma, este produto pode ser aplicado em Modo de Produção Biológico, bem como em toda a agricultura convencional.
Os autores Tomczyk e Szymanska (1995) e Kawka y Tomczyk (2002) demostraram a forte redução da fecundidade, longevidade e intensidade de alimentação do ácaro amarelo (Tetranychus urticae, Koch) após a aplicação deste tipo de extrato.
O Urtiqas é um produto obtido após a fermentação, maceração e filtragem de folhas frescas de urtiga. A seleção cuidadosa das cepas, de origem confidencial, assim como o seu desenvolvimento em laboratório, faz com que Urtiqas esteja especialmente desenvolvido para combater ácaros fitófagos.
Este produto tem efeito em todos os estados de desenvolvimento dos ácaros, ou seja, é eficaz em ovos, estados imaturos e adultos, o que permite uma abordagem mais abangente no controlo deste tipo de aracnídeo.
Para além disto, o Urtiqas respeita a fauna auxiliar, sem que isso altere a sua eficácia no controlo de ácaros fitófagos.
Fertilização
O uso de fertilizantes microbiológicos aumenta o rendimento das culturas, com a vantagem adicional de ser ambientalmente inócuo. Adicionalmente a aplicação de adubos orgânicos que possam melhorar as características físicas, químicas e biológicas do solo, é igualmente importante. Isto traduz-se ainda numa significativa economia de fertilizantes.
Desta forma, esta é uma apresentação de uma solução sustentável para um plano de fertilidade do solo sem recurso exclusivo à fertilização química.
A aplicação foliar do extrato de uma das algas marinhas mais utilizadas na agricultura, a Ascophyllum nodosum, estimula processos fisiológicos da planta, como a absorção de nutrientes e a fotossíntese para além de promover a produção de moléculas bioativas, que induzem a resistência nas plantas.
As algas marinhas, na sua maioria, possuem inúmeros compostos com atividade hormonal, nomeadamente auxinas, giberelinas, citoquininas, ácido abscísico, polissacáridos, poliamidas, entre outros., tendo, desta forma, um efeito muito significativo nas diferentes fases criticas do ciclo, nomeadamente nas fases da floração e do vingamento do abacateiro.
Ferttybyo
O Ferttybyo é um produto natural formulado com microrganismos capazes de aumentar a produtividade das culturas por meio de vários mecanismos, que em muitos casos ocorrem simultaneamente: produção de hormonas vegetais, produção de sideróforos, solubilização de fósforo e silício, mobilização de potássio ou fixação de azoto atmosférico, entre outros.
É produzido a partir de suspensões de células líquidas de microrganismos benéficos com uma alta população (entre 109-1012 UFC/mL). Os microrganismos contidos, uma vez aplicados, estabelecem-se na zona rizosférica das plantas, estabelecendo interações simbióticas nas quais a planta e o microrganismo se beneficiam mutuamente. A planta fornece substâncias necessárias para o desenvolvimento de microrganismos (como certos açúcares), enquanto os microrganismos fornecem à planta uma infinidade de substâncias que, por si só, são incapazes de produzir.
Este produto melhora visivelmente a qualidade das raízes e a resistência da planta a sofrer doenças sem atacá-la ou comprometer a sua qualidade final.
O Ferttybyo pode ser aplicado em todos os tipos de solos saudáveis e degradados e naqueles em que a presença de microrganismos benéficos foi afetada negativamente. Pode ser aplicado em solos argilosos, argilosos ou arenosos, sendo igualmente eficaz. A aplicação deste produto deverá ser realizada a cada dois meses, para serem potenciados os resultados da aplicação.
Orgaplant Organic
O Orgaplant Organic é um produto com elevada concentração de azoto orgânico proveniente de fermentados vegetais. A sua aplicação melhora o sistema radicular da planta aumentando o nível de matéria orgânica no solo e aumentando a massa vegetal e consequentemente o rendimento da cultura. Este produto também tem um efeito muito benéfico, uma vez que ajuda a fornecer nutrientes para que as bactérias benéficas possam desenvolver-se melhor e de forma mais rápida.
Ambos os produtos se encontram certificados pela BCS-ÖKO para uso na agricultura biológica como fertilizante, assim como se encontram na lista portuguesa de Matérias Fertilizantes Não Harmonizadas Validadas com vista à Utilização em Modo de Produção Biológico.
O Super Fifty®
O Super Fifty® é um extrato de algas marinhas muito concentrado (500g/L) derivado da alga Ascophyllum nodosum colhida no Oceano Atlântico na costa da Irlanda. Este produto único é o extrato líquido de algas de maior concentração disponível no mercado mundial, melhorando as respostas das plantas ao stress abiótico e melhorando o rendimento e a qualidade das culturas. O Super Fifty® demonstrou, em vários ensaios, aumentar o rendimento, a produção comercializável, entre ouros parâmetros qualitativos e quantitativos. Da mesma forma, foi demonstrado que atenua o stress causado pela seca, calor e salinidade.
Fontes: